O selecionado acompanhará as medidas de interesse da comunidade científica, e intercederá sempre que for necessário.
As políticas públicas estão cada vez mais sendo determinadas por questões técnico-científicas. Isto se reflete de forma bem evidente nas discussões dos grandes temas no Congresso Nacional, nos quais, não raro, as questões envolvem diversos aspectos científicos e tecnológicos. Exemplos desses grandes temas são: a questão dos transgênicos, o código florestal, as políticas de monitoramento ambiental, as políticas na área de medicamentos, dentre outros.
Com essa justificativa, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), retoma o Programa de Assessoria junto ao Congresso Nacional, cujo objetivo principal é instituir e manter um diálogo constante com os Congressistas brasileiros. Essa comunicação pretende, de um lado, contribuir para a disseminação do uso do conhecimento científico durante o processo legislativo, ampliando as perspectivas dos legisladores sobre o valor da interação Ciência-Sociedade na definição das Políticas Públicas.
Assim, a SBPC colocará à disposição dos Membros do Congresso Nacional uma pessoa com alto nível de formação e qualificação científica e tecnológica e vasta experiência profissional. De outro lado, a SBPC tem a expectativa de possibilitar à comunidade científica o acesso às práticas legislativas e a interação direta com os congressistas e membros das Comissões Temáticas da Câmara e do Senado.
Perfil requerido: Facilidade de comunicação; Experiência em processos de negociação; Reconhecimento da comunidade científica; Atuação em questões/projetos multidisciplinares; Residência em Brasília durante todo o período de contrato;
Disponibilidade para viagens frequentes.
Qualificação: Formação e atuação em Ciências Exatas ou Tecnológicas, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Sociais e Comunicação, com pelo menos cinco anos de atuação profissional e interesse em políticas de C&T. O candidato deve ter comprovada
competência e experiência no trato de questões multidisciplinares. A experiência no uso do conhecimento científico para a solução de problemas da sociedade é fator relevante na qualificação do candidato.
Processo Seletivo: O processo seletivo se inicia hoje (25) com inscrição aberta até 30 de abril.
Documentação básica para inscrição online
- Carta de Intenções (com o máximo de 1000 palavras), descrevendo: justificativa da
candidatura; formação científica e experiência profissional; interesses e experiências
em políticas públicas; qualidades e experiências que o qualificam para a posição;
- Plano de Trabalho, destacando as estratégias de atuação para o primeiro ano de
trabalho;
- CV no curriculo Lattes
Enviar incrição para o email: assessoria.congresso@sbpcnet.org.br
Período de contrato: 12 meses prorrogáveis
Salário: de acordo com a qualificação
Prazo: A inscrição vai até 30 de abril. Veja o edital em: http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/Edital.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário