ESCAS
Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável (área Biodiversidade)
Curso reconhecido pela Portaria Nº. 1.140 - DOU 10/10/2008 .
Realizado
pela ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e
Sustentabilidade e reconhecido pelo MEC, o curso strictu sensu prepara
os alunos para serem líderes em conservação da biodiversidade e
sustentabilidade, incentivando propostas inovadoras e práticas, focadas
nas reais necessidades do mercado.
Realizado pela ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e reconhecido pela CAPES,
o curso strictu sensu prepara os alunos para serem líderes em
conservação da biodiversidade e sustentabilidade, incentivando propostas
inovadoras e práticas, focadas nas reais necessidades do mercado
O mestrado acontece no campus em Nazaré Paulista (São Paulo) e
também na cidade de Uruçuca (Bahia). Em Nazaré Paulista, as aulas são
intensivas e os alunos moram perto do campus da universidade, cercados
por Mata Atlântica, onde têm a oportunidade de conviver em uma atmosfera
favorável ao conhecimento, em contato com renomados professores
atuantes no mercado e pesquisadores científicos do IPÊ. Para isto, o
programa oferece facilidades de alojamento e alimentação aos alunos
regularmente matriculados (as despesas de hotelaria estão incluídas na
mensalidade). Saiba mais . Em Uruçuca, as aulas acontecem no formato modular, com apoio de organizações parceiras. Saiba mais .
Informações Gerais: (11) 4597 1327 /skype: inscricoes_escas
O que esperar do Mestrado Profissional da ESCAS?
- Formação interdisciplinar;
- Integração da teoria com a prática;
- Formação em princípios filosóficos e ético-valorativos;
- Capacitação em conservação e sustentabilidade com participação e envolvimento comunitário;
- Capacitação em resolução de problemas e conflitos;
- Formação de lideranças
Por que fazer este mestrado?
Visão
Objetivos
Conteúdo
Educar para conservar. Educar para transformar. Criar modelos
novos. Para que isso ocorra, há necessidade de conhecer o mundo, se
familiarizar com o que há de moderno na área de estudo e as reais
dimensões dos desafios e das questões a serem tratadas.
O Mestrado inclui disciplinas obrigatórias na área da
biodiversidade – conceitos em ecologia e biologia da conservação, além
de uma disciplina de metodologia científica, que traz o universo da
pesquisa para o aluno. Para trazer a realidade atual, a
contemporaneidade e o estímulo às soluções inovadoras, são oferecidas as
disciplinas Seminários e Resolução de Desafios, de conteúdos trans e
multidisciplinares e que trazem a riqueza dos docentes atuantes no
mercado para o curso.
A formação de networking é outro aspecto importante. O curso
estimula a participação de docentes externos, de modo a criar esta rede
de contatos e apoio aos alunos, conforme o interesse de cada um.
Professores
Reitoria: Prof. Dr. Cláudio B. Valladares-Padua
Coordenação: Profa. Dra. Cristiana Saddy Martins
Docentes Permanentes
Alexandre Uezu
Angela Pellin
Arnaud Desbiez
Claudio B. Valladares Padua
Cristiana Saddy Martins
Cristoph Knogge
Eduardo Humberto Ditt
Emília Patrícia Médici
José Eli da Veiga
Laury Cullen Junior
Luis Fernando Guedes Pinto
Marcos Affonso Ortiz Gomes
Pedro Miguel Pedro
Suzana Machado Padua
O que é o mestrado profissional?
“Um mestrado profissional é um novo modelo de operacionalização
da formação voltada para a gestão social, a implementação de tecnologias
e para o setor público, o terceiro setor e a produção industrial”. De
vocação nitidamente interdisciplinar, o MP deve contribuir para integrar
saberes sem concentração disciplinar, manifestando grande sensibilidade
social, cultural e tecnológica. Mantém estreita relação com a academia,
mas sempre em sintonia com a demanda externa à academia.
Uma distinção entre o Mestrado Acadêmico e o Mestrado
Profissional é que o primeiro forma pesquisadores, que deverão, por
conseguinte – tanto enquanto cursam o mestrado quanto depois – fazer
pesquisa, enquanto o segundo forma profissionais, que deverão – no
futuro – saber usar, reconhecer e localizar a pesquisa. Para tanto, é
conveniente que façam pesquisa durante o MP, mas sem que esta seja a sua
vocação ulterior” Marcuschi (2005).
Preconizamos o aprendizado do pensamento como forma de transformação.
Para isto os participantes (alunos e professores) devem ser expostos a
conteúdos diferentes e diversos, e o aprendizado passa a ser
decorrência da troca em sala de aula e fora dela. Não é um processo
imediato, e exige dos professores e dos alunos dedicação e tempo para
que o aprendizado seja interiorizado e amplo o suficiente para se criar
soluções que respondam a questões reais.
Como surgiu esta iniciativa?
Desde a sua criação, o IPÊ tem como parte de sua missão multiplicar o
conhecimento adquirido com suas pesquisas e projetos. Assim, criou o
CBBC (Centro Brasileiro de Biologia da Conservação) em 1997, com cursos
livres de meio ambiente. Mas foi em 2006 que o Instituto lançou as bases
da ESCAS (Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade),
tendo a Natura como parceira junto com o Instituto Arapyaú, para um
mestrado profissional, um sonho antigo da instituição.
A educação envolve pensamentos, metodologias e ações distintas, e a
experiência do IPÊ como uma organização socioambiental é rica em
diferentes processos que vão de atividades escolares formais no nível de
ensino fundamental ou eventos educativos informais (Padua, 1994; 1997;
2001), até a estruturação e realização deste curso (Padua &
Valladares-Padua, 2006).
Em 2008, a organização e seus parceiros conseguiram colocar em
prática o mestrado profissional na área de ecologia e meio ambiente, um
programa diferenciado para a conservação socioambiental e
sustentabilidade que une gente e natureza de forma harmônica, saindo da
teoria para práticas que surtam efeitos concretos, que vai além do que é
oferecido no mundo acadêmico tradicional.
Que profissionais queremos formar?
Acreditamos que nosso conteúdo e proposições de reflexões estimulem o
protagonismo socioambiental, empoderando nossos participantes para a
condução de ações necessárias e pertinentes na área da sustentabilidade.
Os processos que estimulamos, a troca entre pares, os trabalhos
dirigidos dentro e fora de sala de aula, a imersão e a troca de
conhecimentos/experiências promovem ao longo do tempo um
autoconhecimento que aumenta a auto-estima, qualidades desejáveis em
qualquer profissional moderno que tenha que lidar com resolução de
desafios complexos.
O que os alunos produzirão neste curso?
O curso tem como finalidade a ação ligada à conservação e à
sustentabilidade. O mestrado profissional garante a flexibilidade
necessária à ação e à inovação. Os alunos são estimulados a apresentar
produtos aplicados como trabalhos de conclusão, o que ganha grande
significado educativo, já que tais produtos poderão ser estendidos para
suas vidas após a conclusão de sua formação.
Mestrado profissional na Bahia
Por meio do Instituto Arapyaú este
modelo de educação foi estendido para a região do Sul da Bahia, com o
objetivo de fomentar ações de desenvolvimento regionais. Assim, foi
criado ocurso Extra-Campus, com o mesmo conteúdo em um formato modular,
tendo a FIBRIA como parceira neste processo desde 2010.
O
formato modular é subsidiado parcialmente pelos parceiros, e os
candidatos têm que atender ao pré-requisito de serem profissionais
atuantes na região onde o curso acontece. Por este motivo, é uma
iniciativa que necessita de renovação das parcerias para sua
continuidade.
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