27 de janeiro de 2010

Zoo é referência no Norte-Nordeste

As 230 espécies de ararajubas, canários, cardeais e azulões entre outros que vivem no Zoológico de Salvador, a partir de hoje (26), passam a viver de maneira livre e integrada com a natureza. Trata-se de mais uma etapa da reestruturação do parque, um projeto inédito no nordeste, que visa proporcionar as aves um local mais próximo do seu habitat natural.

O local é composto por um cenário enriquecido com cachoeiras e córregos, onde toda a água utilizada é filtrada e reutilizada, além de uma vegetação nativa dos biomas Mata Atlântica, Caatinga e Manguezal que ganha harmonia e se completa com o som dos pássaros.

O aposentado Edvaldo Nicory, 70 anos, declara ser um amante dos animais e freqüentador assíduo do parque de longas datas. Na ocasião, acompanhado da esposa, Dona Arlinda Nicory, ele contemplou as aves, e expressou a satisfação de presenciar a nova morada dos animais. “Isso aqui é extremamente importante para que pessoas de todas as classes sociais possam desfrutar desse espaço gratuito de lazer”, defendeu.

Já dona Arlinda Nicoly, ressaltou a importância de se investir no Zoológico para que as espécies sejam preservadas e para que as próximas gerações possam conhecer e desfrutar. “Para mim o parque é uma área nobre e verde dentro da cidade, precisamos preservar”, disse Arlinda.

A administradora Ludmila Estrela, afirma que sempre vai ao parque levar as filhas para visitar os macacos, preferência das pequenas Laura e Natália, 2 e 4 anos. Hoje em passeio pelo parque elas conheceram a nova morada das aves. “Para as crianças é importante, pois além delas ver e conhecer os pássaros tem um momento com diversos elementos da natureza de forma integrada”, disse Ludmilla.

Interação e lazer gratuito – Durante a inauguração, o secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, destacou que o zoo é uma prioridade, a fim de torná-lo uma referência de lazer, pesquisa e conservação. “A ideia é fazer do Zoo um parque para vida animal, onde as visitantes possam interagir com as espécies sem perder o foco do cuidado com os animais”, ressaltou Matos, ao enfatizar que o Zoológico de Salvador é uma das poucas opções de lazer gratuita e que permite o contato com os animais.

Em continuidade a reestruturação do parque, o coordenador do Zoológico de Salvador, Gerson Norberto, informou que será entregue ao público o novo setor dos primatas em abril deste ano, além das reformas do museu, do berçário e um novo projeto de plataforma para avistagem de baleias. “O Zoo já é considerado uma referência no Norte-Nordeste, com iniciativas inéditas e pioneiras”, salientou Norberto.

Felinos de casa nova

Outra grande novidade que já pode ser apreciada no Zoo de Salvador é a casa dos 12 felinos que o parque abriga atualmente. Os leões, as onças pintadas e pretas e as sussuaranas vivem hoje numa área com 42% a mais de espaço. As jaulas e as grades foram substituídas por vidro laminado, dando uma linguagem visual moderna, a fim de respeitar os aspectos fisiológicos e comportamentais dos animais.

O secretário Juliano Matos defendeu que as reformas no Zoo vão dar dignidade às espécies, tornando o local um centro de lazer mais atraente. “É possível estudar o comportamento dos felinos, oferecendo um ambiente de qualidade, que permita aquisição de dados técnicos sobre as espécies, a serem aplicados em pesquisas e educação sobre a fauna silvestre”, informou.

O parque passa por reformulação institucional, que não se limita apenas a obras e construções, buscando aplicar novos conceitos e propostas tornando-o uma referência no país.

Fonte: Ascom / Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores